O dia a dia nem sempre é fácil, mas algumas dicas podem aliviar os desafios a dois.
Conversas sobre dinheiro, saúde e sexo na maioria das vezes não são fáceis. E muitos casais não sabem como começar nem como lidar com esse tipo de situação. Uma fórmula mágica não existe até porque cada indivíduo tem sua história de vida e individualidade, mas alguns conselhos podem ser dados para amenizar esse tipo de “problema” numa tentativa dos casais se aproximarem ainda mais e resolverem futuros desacordos antes mesmo de existirem. Listei aqui 5 situações e soluções que podem praticar.Aprenda a pedir desculpas de forma satisfatóriaPrimeiro, diga “Peço desculpas” ou “Sinto muito”. Usar uma declaração “eu” fortalece seu pedido de desculpas ao assumir a responsabilidade. Segundo, explique por que você está arrependido — ser específico sobre o que você fez pode fazer a outra pessoa se sentir compreendida. Terceiro, reconheça qualquer dano que você tenha causado. Quarto, prometa não fazer isso de novo (se isso for realista). Quinto, ofereça-se para reparar a situação. Por fim, deixe a pessoa saber que você deseja o perdão dela , não porque você queira se safar, mas por causa do quanto você se importa com ela.Para que uma demonstração de remorso seja realmente eficaz, ela deve se concentrar nos sentimentos e necessidades da outra pessoa, não nos seus.
Aceite conversas diferentes sobre sexo
Alguns casais acham a perspectiva de ter uma conversa clara sobre sexo tão desconfortável que preferem se separar do que tentar. Mas a única maneira de ter um sexo melhor é falando sobre isso. Uma mudança de mentalidade simples que pode ajudar é prever que falar sobre sexo será estranho — principalmente no começo e principalmente se você ou seu parceiro estiverem relutantes. Se fosse fácil, as pessoas não teriam tanta dificuldade com isso quanto têm. Você pode querer rascunhar algumas perguntas ou até mesmo um roteiro com antecedência. Fazer isso pode oferecer um guia enquanto você se aprofunda no assunto. Mas a conversa é fundamental!
Para fortalecer o vínculo, leiam em voz alta um para o outro
Quando pensamos em ler em voz alta, frequentemente associamos isso a crianças. Mas os adultos também precisam ouvir histórias contadas em voz alta. Por meio da leitura você transmite emoções e afeição. Você pode ler uma passagem para seu parceiro antes de dormir. Ler em voz alta é uma maneira profunda de se conectar com alguém. Você está se oferecendo à outra pessoa, se dedicando a ela.
Se seu parceiro estiver ignorando um problema de saúde, colabore para encontrar uma solução
Quando uma pessoa em um relacionamento se recusa a lidar com um problema de saúde, isso pode deixar a outra frustrada e ressentida. Mas usar culpa ou pressão para fazer seu parceiro agir raramente funciona, só causa mais conflito. Então comece a conversa declarando sua afeição e compartilhando calmamente suas preocupações, o que pode desarmar um parceiro relutante. Liste maneiras específicas pelas quais você está disposto a ajudar, como agendar ou comparecer a consultas para fazer anotações. E se você está incentivando seu parceiro a ter um estilo de vida mais saudável, encontre maneiras de apoiar ativamente essas mudanças, como fazer caminhadas regulares juntos.
Coloque um pouco de diversão nas conversas financeiras
Dinheiro é outro assunto tabu para muitos casais e pode ser doloroso para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras. Ainda assim, é um erro discutir apenas as coisas ruins. Uma saída divertida para introduzir esse tema: joguem na Mega Sena e usem isso como uma desculpa para fazer um encontro só vocês dois. Ali no encontro vocês vão decidir quais dezenas jogar e o que fariam com aquele dinheiro. Fantasiem sobre o que fariam com seus milhões. Esse tipo de devaneio pode ajudar a reconectar você com seus sonhos e valores, mesmo que seja totalmente absurdo. É um erro enorme falar apenas sobre escassez — onde devemos cortar, como devemos orçar. Você pode aprender muito tendo essas conversas positivas e divertidas. Um escapismo divertido. Mas claro, em outro dia vocês precisarão falar sobre as despesas.
*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.
Comentarios