Estar sozinho é importante para o crescimento pessoal e entender de fato o que deseja de novos relacionamentos.
Dia 15 de agosto é comemorado o Dia do Solteiro. Quem está numa fase sem compromisso aí? Estar em um relacionamento é gostoso, mas estar solteiro também tem suas vantagens e vou explicar algumas delas aqui. Para começo de conversa, o relacionamento não deve nos definir e sim quem somos individualmente...
Pessoas solteiras tendem a ter mais tempo para atividades físicasDe acordo com um estudo publicado no Journal of Marriage and Family, pessoas divorciadas fazem mais exercícios do que pessoas casadas, mas as mais ativas são aquelas que sempre foram solteiras. Outro estudo, publicado na revista Social Science & Medicine, mostrou que pessoas solteiras em nove países europeus tinham um IMC menor do que pessoas casadas e, no geral, pesavam cerca de 2,3 quilos a menos. Isso se refere muito à sua agenda ser somente sua e você conseguir organizar sua rotina de forma mais eficiente, sem tantos imprevistos.
Os solteiros tendem a ser melhores em manter amigos
Estar solteiro pode significar construir relacionamentos mais fortes com amigos, o que tende a ser o mais importante quando se trata de combater a solidão a longo prazo. Um estudo publicado na revista Contexts descobriu que pessoas que sempre foram solteiras eram mais atenciosas com seus amigos e familiares do que pessoas casadas.
Pessoas em relacionamentos românticos podem investir todo seu tempo e energia em seus parceiros, mas perdem a "base estável" de ter amizades profundas.
Estar solteiro pode significar ter um melhor desempenho no trabalho porque abre mais oportunidades
Ser solteiro dá às pessoas um pouco mais de flexibilidade, o que pode torná-las mais disponíveis para aproveitar oportunidades. Pessoas solteiras tomam essas decisões por si mesmas sem a hesitação de se preocupar tanto com outras pessoas sendo afetadas. Também são potencialmente mais propensas a valorizar um trabalho significativo. Não ter que se preocupar em manter um relacionamento pode significar colocar mais esforço em sua carreira.
Estar sozinho pode ser estressante, mas estar com a pessoa errada também pode ser
Estar solteiro pode, é claro, ser estressante. Você pode estar cansado de tentar encontrar o relacionamento certo e farto do cenário de namoro, ou pode estar sendo pressionado por pessoas ao seu redor. Mas estar com um parceiro também pode ter seus problemas. Pessoas casadas precisam considerar para onde seu relacionamento está indo e se elas têm poder e autonomia suficientes em sua parceria. Muitas pessoas também acabam no relacionamento errado por medo, e às vezes até por vergonha, de ficarem sozinhas. Ficar solteiro por um longo período, em vez de se contentar com alguém que te estressa, será muito mais valioso para descobrir o que você quer e merece.
Aprender a ser feliz sozinho é extremamente importante
Estar sozinho e ser solitário são duas coisas muito diferentes. Enquanto a solidão é caracterizada pela falta de algo, ou de alguém, a solitude é uma emoção de contentamento. É vital que as pessoas aprendam a viver sozinhas, não só porque isso as ensina muito, mas também porque significa que elas param de fugir de qualquer coisa que as assuste.
*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.
Comments