top of page

5 tendências para relacionamentos em 2025

Pesquisa revela o que as pessoas mais buscam amorosamente para o ano de 2025.


Nos últimos anos os amores líquidos, ou melhor, gasosos prevaleceram, gerando até um burnout na sucessão de encontros equivocados por usuários de aplicativos. E muitos já desistiram dessa tecnologia para encontrar um novo amor. Com esse cansaço de se sentir num catálogo de crushes, as pessoas estão cada vez mais buscando conexões mais verdadeiras e com propósito. Isso é o que diz a pesquisa feita pela agência de tendências e previsões NellyRodi junto com o aplicativo de namoro, happn. O estudo foi realizado com 11.200 usuários da empresa no Brasil, França, Índia, Holanda, Noruega, Argentina, Turquia e Reino Unido. No resultado, eles mostraram 5 tendências que podem prevalecer em 2025. Confira:



Amor Intencional Em 2025, o amor está aliado ao propósito e estratégia. Conexões cuidadosamente planejadas, comunicação aberta e objetivos compartilhados definem esta tendência que busca alinhar expectativas para evitar frustrações e construir uma base sólida para o sucesso mútuo. Embora alguns possam considerar essa abordagem fria, ela reflete a necessidade crescente de segurança em um mundo instável. No Brasil, o amor é visto como um fundamento importante da vida, com 64% dos entrevistados acreditando que ele melhora o sucesso pessoal e profissional – acima dos 60% na Índia e muito acima da média global de 43%. Além disso, 43% dos brasileiros acreditam que adotar papéis específicos em um relacionamento pode maximizar sua harmonia.


Sexualidade Sem Tabu A pesquisa do aplicativo mostra que 49% dos solteiros consideram muito importante serem claros sobre seus desejos sexuais desde o início. Sem espaço para regras implícitas ou joguinhos, 50% dos entrevistados acreditam que discutir práticas sexuais abertamente é um sinal de compromisso e maturidade emocional. É hora de colocar as cartas na mesa e abraçar a comunicação honesta sobre desejos, limites e necessidades – tanto emocionais quanto sexuais. Essa tendência aborda temas tradicionalmente desconfortáveis, como preferências de intimidade e sexualidade, com o objetivo de criar relações baseadas na transparência e no entendimento mútuo.


Amizade Antes do Romance friendzone realmente acabou? 64% dos solteiros acreditam que a amizade é a chave para um amor duradouro. Ao invés de apressar os relacionamentos, eles estão priorizando amizades que evoluem lentamente para conexões mais profundas. Explorando valores, paixões e traços de personalidade sem a pressão imediata do amor romântico, essa tendência coloca a vulnerabilidade e a confiança no centro das relações, criando conexões mais autênticas. Globalmente, 84% dos solteiros afirmam que a amizade é tão importante quanto o amor em um relacionamento romântico, e 31% colocam a amizade como o fator mais importante. A crença é ainda mais forte entre os indianos (90%) e britânicos (80%).


Namoro Sem Pressa Com influência do movimento girl/boy sober, essa tendência valoriza o tempo e a paciência. Solteiros estão priorizando explorar valores compartilhados, interesses e compatibilidade antes de dar o primeiro passo. E isso inclui mais diálogos e trocas online, em vez de se apressarem em interações presenciais. Os dados revelam que 80% dos solteiros preferem não se apressar ao propor um encontro ao crush – mais prevalente em países europeus (84%). Além disso, 86% dos usuários do aplicativo analisam cuidadosamente os interesses e valores de seus pares antes de tomar a iniciativa. Essa tendência é ainda mais forte no Reino Unido, onde 91% adotam uma abordagem detalhada aos perfis.


Amor Eco-Consciente Diante da emergência climática global, a pesquisa indica que o amor não pode mais ser separado do meio ambiente. Essa tendência tem mais força no Brasil, Índia e Turquia, países profundamente afetados pelas mudanças climáticas, onde 75% das pessoas acreditam que valores ecológicos compartilhados são essenciais em um parceiro. Sem deixar de lado suas crenças éticas e de sustentabilidade, esses solteiros buscam parcerias que compartilhem também seus valores ambientais. Além disso, 50% disseram que escolhem dates mais ecológicos, como piqueniques com desperdício zero, viagens sustentáveis e presentes conscientes.


*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.


Comments


bottom of page