Como lidar com libidos incompatíveis
- lucianeangelo
- 11 de fev.
- 3 min de leitura
Nem sempre o casal tem o mesmo ritmo na cama. Saiba como lidar.

Existem algumas pessoas que não precisam de estímulo para aumentar seus desejos sexuais, que querem sexo ou são receptivas a ele o tempo todo. Há outras que precisam de um pouco mais de persuasão ou aquecimento antes de entrarem no clima. E o que fazer quando há um descompasso nesse sentido dentro de um relacionamento?
Libido incompatível, também conhecida como discrepância de desejo sexual, é mais comum do que você pensa . Mas falar sobre esse tópico é complicado. O principal problema quando os sentimentos são feridos ao discutir libidos incompatíveis decorre da falta de educação sobre o tópico em nossa juventude. Quando se trata de libido e desejo sexual, é importante primeiro entender o que alguém tem e não tem controle, como sua libido natural.
O que causa baixa libido pode variar, desde o tipo de desejo que você sente até medicamentos ou envelhecimento.
Desejo espontâneo vs. desejo responsivo
Algumas pessoas podem ficar excitadas em questão de segundos, enquanto outras pessoas precisam de mais tempo para se aquecer. A diferença entre isso é conhecida como desejo sexual espontâneo vs responsivo. Pessoas com desejo espontâneo geralmente tomam a iniciativa ou não precisam de tanta intimidade nos momentos que antecedem um encontro sexual. Pessoas com desejo responsivo , por outro lado, não experimentam essa sensação de desejo até que estejam bem envolvidas nas preliminares. Parceiros com desejo responsivo podem ser mal interpretados como tendo baixa libido. Na realidade, eles apenas têm um tipo diferente de desejo que não é tão impulsivo e requer alguma iniciação da outra pessoa primeiro.
O que causa a baixa libido em mulheres e homens?
Além dos tipos de desejo, há vários fatores que podem contribuir para a baixa libido e causar libido descompassada.
Hormônios: Nossos hormônios flutuam ao longo da vida, e isso pode impactar o desejo sexual. Durante a perimenopausa e a menopausa, os hormônios estrogênio e progesterona podem criar uma libido mais baixa. Estudos mostram que uma diminuição no sexo e no interesse geral por sexo pode diminuir em mais de 40% durante a menopausa. O mesmo pode acontecer durante a amamentação. Na meia-idade, os homens também experimentam uma queda hormonal, e menos testosterona pode significar uma menor libido. Contraceptivos como pílulas anticoncepcionais também podem causar um declínio na libido.
Medicamentos: Para aqueles que tomam antidepressivos ou betabloqueadores, uma queda na libido é comum.
Saúde mental: Estar esgotada no trabalho, cuidar das crianças ou lidar com outras responsabilidades pode impactar nosso desejo. Cuidar da sua saúde mental é frequentemente um passo importante para recuperar a libido. Quando estamos ansiosos e estressados, não nos sentimos mais confiantes sexualmente.
Rotinas de longo prazo: Quando você está na fase de lua de mel, você sempre quer arrancar as roupas um do outro. Mas quando você está em um relacionamento de longo prazo por mais de alguns anos, essa excitação pode diminuir. Consultar um terapeuta de casais, usar ferramentas como brinquedos sexuais ou tentar coisas novas para sair da rotina pode ajudar.
Como falar sobre libidos incompatíveis e melhorar a satisfação
Este não é um tópico fácil para casais discutirem, mas abrir linhas de comunicação é o primeiro passo para entender uma libido incompatível. Para aqueles que vivem com alguém com desejo responsivo, ter essa pressão constante para iniciar a atividade sexual pode ser um estresse adicional. Conversas (e tentativa e erro) podem ajudar a determinar que tipo de geralmente funciona. Se as libidos de você e do seu parceiro não combinam, nenhum dos dois tem culpa. Uma pessoa pode querer várias vezes por semana, enquanto a outra pode querer uma ou duas vezes por mês, e até mesmo esses números podem flutuar com base em situações que acontecem no seu dia a dia, como esgotamento no trabalho ou divisão injusta do trabalho em casa. Experimente uma comunicação mais aberta, preliminares maiores, mudanças no jeito de fazer sexo. Relacionamento é fazer ajustes na dinâmica do casal!
*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.
LEIA MAIS: O que é Love Bombing e como se proteger Como se reconectar no relacionamento 5 sinais de autossabotagem nos relacionamentos
Comments