Ele não é seu inimigo e, sim, seu aliado. Aprenda a usar as forças de seu ciclo.
A maioria das mulheres ainda vê a menstruação como algo ruim ou até gostaria de não viver isso. Historicamente carregamos o ciclo como um fardo. Mas, desde que comecei a perceber e a entender todas as fases (não uso pílula há anos, então meu ciclo é natural), essa minha visão negativa começou a mudar. Como posso usar meus hormônios e meu corpo como aliados e não inimigos? Vamos lá que vou explicar um pouquinho sobre as fases e o que podemos extrair de melhor em cada uma delas.
A menstruação em si
O primeiro dia do seu ciclo é o dia em que você começa a sangrar real-oficial, manchas não contam aqui. Dê um tempo para você, sinta sua região pélvica e seu feminino. É um momento de olhar para você, para seu corpo. Após o sangramento, você faz a transição para a fase folicular.
A fase folicular
É ideal para ser mais ativa. Um bom momento para agendar reuniões ou situações importantes. Aqui também é um ótimo período até para intensificar os exercícios, pois a energia está mais alta, a mente está mais focada e orientada para a ação. A produtividade está no auge. Se você está familiarizada com as energias yin e yang, yin sendo a energia feminina mais lenta e fluida e o yang sendo a mais direta, energia masculina, a fase folicular está em alinhamento com o yang. Então, vá em frente e elimine essa lista de tarefas. Aqui também é um período em que existe uma redução na lubrificação feminina durante o ato sexual, então aconselho a usar lubrificante. Aliás, use sempre! Precisamos desmistificar o uso dos lubrificantes no ato sexual.
Ovulação
Quando ocorre? Um ciclo “comum” é de cerca de 21-35 dias - a ovulação pode acontecer logo no dia 11 ou até dia 18 após o primeiro dia de sangramento. Tudo depende de você e do seu corpo. Uma boa maneira de entender o dia da ovulação é prestar atenção ao muco cervical.
Tentando engravidar ou não, seu corpo está programado para se preparar para a concepção. Então, se você não estiver sob o controle hormonal que inibe a ovulação, notará uma mudança no muco do colo do útero. Isso significa que você provavelmente vai se molhar mais na hora do sexo do que em outras épocas do seu ciclo. Provavelmente também sentirá mais vontade de transar durante este período. Pense nisso como um último suspiro antes da desaceleração para a fase lútea.
A fase lútea
Estamos agora na última metade do ciclo, a fase lútea. É a época do mês voltada para o interior, para se mover mais devagar. Um momento para se recolher, ficar mais quieta, momentos de autocuidado, atividades criativas. Aqui a rotina de exercícios pode ficar mais lenta, assim como a vida sexual. Não é que você não tenha vontade de transar, mas é uma energia diferente da fase folicular. É aquele sexo mais sensível e você pode precisar de mais lubrificante do que na época da ovulação. É o corpo se preparando novamente para sangrar. E o ciclo recomeça…
LEIA MAIS:
+ Como manter a atenção total durante o sexo + Sexo é vontade, não performance + Como você é na cama? Faça o teste!
Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.
Comments