top of page

Dia do Orgasmo: algumas reações diferentes

Espirrar, chorar, dormir imediatamente são algumas situações que podem ocorrer após o clímax sexual.


Você já teve uma reação diferente da usual após uma relação sexual? Bom, para falar sobre o diferente vou falar antes sobre as reações mais corriqueiras de um orgasmo. Temos vários indícios como: os mamilos ficam mais durinhos e sensíveis, assim como o clitóris; a respiração fica mais ofegante; os batimentos cardíacos ficam mais acelerados; a vulva fica inchada e mais rosada; a vagina e ânus se contraem involuntariamente; a temperatura corporal aumenta; a lubrificação vaginal fica mais intensa; ocorrem espasmos involuntários no corpo; a pupila dilata.


Para além dessas reações físicas algumas pessoas apresentam respostas diferentes que vou citar aqui. Lembrando: nada está certo nem errado, isso depende muito de cada um. Mas, claro, se te incomodar procure sempre uma ajuda médica ou psicológica.


Dores de cabeça Um levantamento feito pela Mayo Clinic, uma associação que realiza pesquisas médico-hospitalares nos Estados Unidos, indicou que dores de cabeça também podem ser consequências da relação sexual. Os sintomas podem durar de minutos a três horas e costumam ser fortes e bilaterais, ou seja, dos dois lados da cabeça, e podem atingir o pescoço.


Choro

Devido à liberação de hormônios durante o orgasmo, o choro é um efeito colateral comum. Conhecida como disforia pós-coito, a condição se refere às sensações de tristeza, melancolia e ansiedade após o sexo. De acordo com um estudo recente conduzido com universitárias, 46% das entrevistadas relataram ter apresentado o sintoma pelo menos uma vez na vida. No entanto, não se trata da relação em si, pode ser reflexo das emoções geral.


Espirros

Já teve crise de espirros após o clímax? Porque isso também é bastante comum, de acordo com um artigo do Journal of the Royal Society of Medicine. Essa condição pode ser resultado da estimulação do sistema nervoso parassimpático, desencadeando espirros pós-orgasmo.


Dormir quase que imediato

Chegar lá e, quase imediatamente, virar para o lado e adormecer também é uma reação inusitada ao orgasmo mencionada por pacientes. Ela tem tudo a ver com a descarga da tensão sexual que é o orgasmo, a qual proporciona um relaxamento e uma sensação de bem-estar que favorecem a soneca.


Hiperatividade Também há quem relate que um bom orgasmo faz a pessoa se sentir superpoderosa, com a liberação de endorfina, o que desperta uma vontade imediata de viver, sair, viajar, planejar, fazer coisas.


E aí, você já teve alguma dessas reações após o orgasmo?


*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.


Comments


bottom of page