top of page

O orgasmo te deixa mais inteligente?

O clímax sexual traz diversas conexões químicas no corpo, aumentando temporariamente o desempenho cognitivo.


No Dia do Sexo (6/9), trago um benefício do orgasmo ainda pouco falado: os estímulos cerebrais positivos que a pratica sexual oferece. Embora ainda não haja nenhuma evidência concreta de que os orgasmos podem aumentar a inteligência, há algo a ser dito sobre o que acontece com o cérebro quando uma pessoa atinge o clímax. De acordo com a pesquisa de Barry Komisaruk, PhD, psicólogo, neurocientista e professor da Rutgers University de Nova Jersey, “mais de 30 sistemas cerebrais principais são ativados” durante o orgasmo. O Dr. Komisaruk é especialista em identificar as regiões cerebrais que respondem à estimulação genital para gerar orgasmo em mulheres e homens.


Ele descobriu que quando uma pessoa atinge o orgasmo, várias seções do cérebro são ativadas, incluindo o sistema límbico (responsável pela memória) e o córtex pré-frontal (responsável pela resolução de problemas).


O cérebro produz ondas de neuroquímicos que ativam regiões cerebrais durante o orgasmo, incluindo o núcleo paraventricular hipotalâmico, a amígdala, o hipocampo e o nervo vago, entre outros lugares. Esses químicos são liberados em direção à medula espinhal e aumentam a atividade cerebral. Então, embora um orgasmo não o transforme repentinamente em um gênio, os neuroquímicos liberados durante essa experiência prazerosa podem aumentar temporariamente o desempenho cognitivo em certas áreas.


Lembrando que, além de melhorar a função cerebral temporariamente, o orgasmo traz outros vários benefícios como alívio da dor menstrual, redução de estresse, melhora do controle da bexiga, melhora da qualidade do sono, regulação dos hormônios, impactando positivamente o humor e a saúde geral.


A atividade sexual regular, seja com um parceiro ou sozinho, está associada a níveis mais altos de estrogênio, o que é essencial para dar suporte à saúde da pele com aumento de colágeno e ácido hialurônico naturalmente. Se estava faltando estímulo para colocar o orgasmo na sua rotina, não falta mais!


*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.




Comments


bottom of page