Estudo revela um truque precioso para as noites de sono com sua parceria.
Dormir junto revela-se um momento íntimo entre casais. E aqui pode ser um sonho romântico com os corpos encaixados, juntinhos em harmonia. Ou pode se tornar um pesadelo se um quer assistir TV e o outro ler um livro, um quer a luz apagada e o outro abajur, um tem calor e o outro tem frio e por aí vai…
A Dreams, plataforma inglesa de estudos do sono, revelou uma pesquisa para a noite ser mais pacífica e restauradora para os casais. Até porque é muito importante para a saúde uma boa noite de sono.
De acordo com o estudo, durante mais de metade da semana (3,64 vezes por semana), os britânicos (a pesquisa foi feita por lá) têm uma noite de sono perturbada, interrompida ou ruim – e muito disso se deve ao compartilhamento da cama. É por isso que mais de um quarto das pessoas admitem dormir muito melhor quando a parceria não está na cama com elas, com 20% indo para a cama em um horário diferente do parceiro apenas para descansar um pouco - e este pode ser o segredo para uma melhor saúde e um relacionamento mais forte.
O estudo recomenda ir para a cama aproximadamente 90 minutos antes ou depois da sua parceria para ajudar a melhorar a qualidade e a quantidade do sono. Este é o momento ideal porque permite que você chegue ao estágio de sono profundo antes mesmo que a outra pessoa vá para a cama. Dessa forma, você ainda colhe os benefícios da intimidade de dividir a cama com a parceria, sem a frustração de ter dificuldade para dormir ao lado. Além disso, estar aberta a isso mostra que você se preocupa com o outro e com as necessidades da outra pessoa, não é um sinal de que seu relacionamento está em uma fase ruim. Claro, não precisa fazer isso todas as noites, até porque o momento da conchinha, a relação sexual e assistir a uma TV juntos fazem parte da rotina noturna dos casais. Mas a recomendação seria algumas noites por semana.
Abaixo dou algumas sugestões para melhorar a dinâmica do sono entre casais:
Respeite o relógio biológico do outro Se a sua parceria acordar antes de você no fim de semana, ela poderá começar o dia habitual de madrugadora e voltar para a cama mais tarde para lhe desejar bom dia - de preferência, com café ou chá na mão. Afinal, a chave para relacionamentos saudáveis é saber negociar diferenças e encontrar compromissos, dia e noite.
Considere camas ou quartos separados Para algumas culturas, camas e quartos separados são comuns. Edredons separados podem reduzir as interrupções do sono causadas pelo movimento do parceiro e permitem que cada parceiro ajuste a roupa de cama de acordo com a temperatura corporal. Em quartos separados a dinâmica pode ser mais diferente ainda com um dormindo no quarto do outro alguns dias da semana.
Não use o telefone na cama O tempo passado na cama com o outro pode ser uma parte importante de um relacionamento saudável e gratificante – promovendo intimidade, relaxamento e comunicação. Pode ser um momento para relaxar do estresse do dia e relaxar juntos em um ambiente tranquilo. Usar o telefone na cama pode distraí-lo desses momentos, por isso recomendo deixar o telefone do outro lado do quarto ao ir para a cama.
O tempo sozinho também é importante Se não é algo que você está acostumado a fazer, não se sinta culpado por ir para a cama mais cedo do que seu parceiro se estiver estressado e precisar de um tempo para si mesmo. Passar um tempo sozinho antes de dormir pode proporcionar uma oportunidade de relaxamento e autocuidado, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
Comentarios