O termo se refere mais a ego e status social dentro de um namoro. Entenda.
A geração Z e o TikTok nos trouxe um novo termo na área dos relacionamentos: Throning. Mas o que é especificamente? Basicamente tem a ver com pessoas que namoram não por amor, mas por interesse no status social. Sabe o antigo interesseiro, a antiga interesseira? Pois bem, o nome foi atualizado.
“Throning” é uma palavra em inglês derivada de “throne”, que significa trono. Partindo deste significado, já é possível entender que no “throning”, a pessoa em questão busca alguém que as coloque em um trono ou pedestal, já que sua priorização nesse relacionamento é o status social. O relacionamento, neste caso, não é construído com base no amor mútuo ou interesse pela pessoa em questão, mas sim pelo que ela pode fazer pelo status social do outro.
Um estudo publicado na revista Science Advances descobriu que os usuários de aplicativos de namoro tentam encontrar um par cerca de 25% mais desejável do que eles. A pesquisa também apontou que, apesar de soar algo benéfico para as duas partes, a “entronização” pode, muitas vezes, levar a relacionamentos insatisfatórios para ambas as pessoas envolvidas.
Seis anos atrás, uma pesquisa com 1.000 usuários solteiros de um aplicativo de namoro on-line teve 9% dos entrevistados admitindo ter usado o namoro como um meio de se elevar socialmente. Enquanto isso, 27% relataram acreditar que foram usados como um degrau na escada social por seus ex-parceiros.
E aí, você já praticou o Throning ou foi uma vítima desse tipo de relacionamento?
*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.
Comments