Cada vez mais esse comportamento aparece nos relacionamentos atuais. Entenda.
Micro-ghosting é muito parecido com ghosting regular – exceto que, em vez da pessoa com quem você está tentando formar um relacionamento te cortar completamente, ela ainda flerta, se envolve com você e faz conversa fiada. Indiscutivelmente, isso é mais difícil do que um cenário real de “ghosting” porque você nem sempre percebe que está acontecendo. E isso pode ser tanto no campo dos relacionamentos amorosos, como nas amizades.
Qual é a diferença entre ghosting e micro-ghosting?
Ghosting é quando alguém corta toda a comunicação sem aviso, seja um amigo, um relacionamento ou apenas alguém com quem você está flertando. Ghosting está intimamente associado às mídias sociais, mas acontece desde que a gente é gente. Isso é feito mais frequentemente do que não deliberadamente, e pode ser uma combinação de falta de resposta, completa falta de comunicação, bloqueio ou remoção do status de amigo em vários aplicativos.
Micro-ghosting, por outro lado, é quando uma pessoa começa a quebrar a comunicação aos poucos. Começa forte, então eles param lentamente de se envolver na conversa, mas ainda te entretém. Eles flertam, mas se recusam a te ver pessoalmente. Isso também pode incluir quando uma pessoa escolhe "curtir" sua mensagem em vez de responder a ela. Isso é micro-ghosting, e muito provavelmente, todos nós fomos vítimas ou vilões disso em algum momento de nossas vidas.
Como faço para não levar um micro-ghosting?
No final das contas, você só precisa estar emocionalmente ciente nos relacionamentos. É importante garantir que você saiba ir embora quando sentir que está sendo ignorado ou que as coisas estão começando a ficar mais quietas. Se você está sempre mandando mensagens de texto primeiro, ou se só respondem quando querem responder, você deve confrontá-los ou terminar a relação.
O micro-ghosting dói mais do que um término. Um fim você lamenta por um tempo e segue em frente. Mas o micro-ghosting se arrasta por longos períodos de tempo — às vezes semanas, meses ou anos. É por isso que, no final das contas, é mais fácil terminar as coisas quando você sabe que elas estão indo mal, ou falar sobre o que precisa ser falado antes que as coisas piorem.
E aí, você já viveu essa situação? Eu já!
*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.
Comments